MODA: Versace rouba a cena em Milão, trazendo supermodels dos anos 90
By Bernardo Busch - setembro 23, 2017
Na última sexta-feira (22), Donatella Versace –atual diretora criativa da marca Versace– causou um verdadeiro tumulto na semana de moda de Milão. A estilista trouxe de volta às passarelas as seguintes topmodels: Cindy Crawford (51), Carla Bruni (49), Helena Christensen (48), Claudia Schiffer (47) e Naomi Campbell (47) –todas famosas nos anos 90. As ex-modelos integraram a parte final do memorável desfile da grife em homenagem ao seu fundador, Gianni Versace (1946-1997), assassinado há exatos 20 anos. Confira:
Tudo parecia normal na semana de moda de Milão. Engarrafamentos, paparazzis, celebridades. Entretanto, havia uma grande expectativa em cima do tradicional desfile da marca Versace, que abriria a estação primavera/verão 2018. Assim foi feito, tudo nos conformes –ou quase isso– até que a última modelo da nova geração deixou a passarela. De repente, a iluminação cessou e, mais ao fundo, um grande pódio surgiu por detrás de cortinas –fechadas até o momento, exibindo as supermodelos –já citadas– e amigas pessoais de Gianni. Tudo isso foi ao som de George Michael, através do hit "Freedom" –o cantor também foi amigo pessoal de Gianni Versace.
O DESFILE:
fotos retiradas deste endereço: vogue.com |
Donatella Versace provou –depois de algum tempo– que é capaz de vencer as suas inseguranças e sair debaixo da sombra de seu irmão. Com muita habilidade, ela reeditou o legado já consolidado de Gianni –estampas de corrente, vestidos ousadamente curtos, casacos bordados e os famosos arabescos dourados, símbolos da marca–, largando na frente das demais concorrentes na nova tendência para a próxima temporada: a criação de novas frentes de estilo via reedição de peças até então fora do alcance dessas marcas. A diretora da grife uniu –brilhantemente, diga-se de passagem– um corte mais minimalista, característico das suas coleções, com a extravagância e a vivacidade de seu irmão. Donatella lembrou ainda, em conferência, o espírito "tão cheio de vida" de Gianni, o qual definitivamente estava presente na última sexta-feira. De quebra, como a cereja do bolo –e que cereja! E que bolo!–, convocou um verdadeiro exército da moda para relembrar os bons tempos da gigante Versace.
Outras marcas também desfilaram na sexta: Giorgio Armani e Roberto Cavalli. Vale lembrar que ambas são antigas concorrentes da Versace –também são símbolos de ícones vivos, que marcaram a moda mundial.