Bem vindo ou Bem-vindo ?

By Bernardo Busch - março 12, 2017

 
 Antes de tudo: esse é o nosso post de introdução, assim, começaremos falando um pouco sobre esse espaço. O blog foi feito com o intuito de oferecer um pouco de cultura inútil (as vezes aparecerá algo de fato útil)produzida por ninguém menos do que eu mesmo (o que não acrescenta absolutamente nada). Sendo assim, consiste em um pedaço do meu "universo particular", no qual terei o prazer de convidá-los a dar uma volta e, quem sabe, permanecer por alguns minutos. Bom, agora vou me apresentar oficialmente:
- Me chamo Bernardo, tenho 18 anos, sou estudante de cinema <3 (e também de direito, mas isso não vem ao caso), moro no Rio, sou escorpiano (aos fanáticos por signos; Ps: não me julguem) e, como vocês (acredito eu), sou um amante declarado de todas as formas de arte! Brincadeiras à parte, pretendo, através dos meus textos, compartilhar um pouco da minha realidade, propor discussões interessantes, trazer à tona assuntos novos, curiosidades, debater sobre obras cinematográficas, eventos que compõem a agenda cultural da cidade, falar sobre a vida universitária, etc., etc., etc. Então, se você se identifica com um desses assuntos, está mais do que convidado a não só permanecer (como sugerido anteriormente), mas também a contribuir com esse espaço reservado a todos que dividem um mesmo sentimento para comigo: o amor pela arte!

Bem vindo ou Bem-vindo?
Voltando ao nosso assunto central, agora que já conhecem um pouco da minha proposta, vamos falar de língua portuguesa. Como o nosso idioma é um pouco controverso, digamos assim, muitas vezes recaímos em dúvidas antigas que nos assombram ao longo de nossas vidas. Tem hífen? "S" ou "C"? "SC"? "J" ou "G"? Acento? Acento ou assento? Enfim, o português pode ser bem mais complicado do que aparenta ser. É o caso da palavra "bem-vindo" (sim, com hífen). Pode parecer ridículo, mas acredite, muitas pessoas esquecem desse hífen. Mas por quê? Segundo o novo acordo ortográfico, na base XV:

 Emprega-se o hífen nos compostos com advérbios bem e mal, quando estes formam com o elemento que se lhes segue uma unidade sintagmática e semântica e tal elemento começa por vogal ou h. No entanto, o advérbio bem, ao contrário de mal, pode não se aglutinar com palavras começadas por consoante. Eis alguns exemplos das várias situações: bem-aventurado, bem-estar, bem-humorado; mal-afortunado, mal-estar, mal-humorado, bem-criado(cf. malcriado), bem-ditoso (cf. malditoso), bem-falante (cf. malfalante), bem-mandado (cf. malmandado), bem-nascido (cf. malnascido), bem-soante (cf. malsoante), bem-visto (malvisto). Obs.: em muitos compostos, o advérbio bem aparece aglutinado com o segundo elemento, quer este tenha ou não vida à parte: benfazejo, benfeito, benfeitor, benquerença, etc."

É o caso de "bem-vindo", que também é usado com hífen a fim de distinguir tal vocábulo do substantivo próprio Benvindo. De uma forma ou de outra, a intenção é o que vale, portanto: sejam todos e todas muito bem-vindos (ou bem vindos)!!!


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários